UTFPR e UENP traçam novo plano de desenvolvimento para o Norte Pioneiro

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 28, os projetos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e prefeitura de Cornélio Procópio que traçam o novo plano de desenvolvimento do Norte Pioneiro.

“A UTFPR está empenhada na criação do Parque Científico e Tecnológico de Cornélio Procópio. E a prefeitura incentiva e apoia a iniciativa de criar um empreendimento com capacidade para ampliar ainda mais o potencial das empresas do Hotel Tecnológico e na incubadora de inovações, que já apresentam resultados em nível nacional. A educação empreendedora é a chave para o futuro”, disse Romanelli.

Os cursos de graduação da UTFPR formam profissionais que desenvolvem produtos e serviços não apenas para o Brasil, mas para o mundo. “Estudantes, ao receber graduação, embarcam para outros países, onde contribuem com o desenvolvimento de tecnologia que melhoram a vida das pessoas pelo mundo afora”, reafirma Romanelli

Rede – O prefeito Amin José Hannouche (PSD) disse que as parcerias com a UTFPR e com outras universidades de ensino superior de Cornélio Procópio, como a Uenp e de empresas públicas e privadas, é importante para a promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico dos municípios do Norte Pioneiro.

Amin destaca ainda que a formação de uma rede colaborativa, com a definição de objetivos comuns, possibilita o crescimento econômico e o desenvolvimento humano de maneira significativa. “As instituições de ensino superior de Cornélio Procópio não formam apenas profissionais, mas cidadãos brasileiros, que levam o nome da nossa cidade para várias partes do Brasil e do mundo”.

“As empresas de tecnologia com sede no Norte Pioneiro são importantes justamente por absorver essa mão de obra, que depois resulta em investimento no melhor patrimônio de uma empresa, o capital humano”, ressalta o prefeito.

O diretor-geral da UTFPR em Cornélio Procópio, professor Márcio Jacometti, apresentou o plano de ação da reitoria da universidade e lideranças regionais. Jacometti defende a criação do Parque Científico e Tecnológico. “Nosso objetivo é intensificar as parcerias e a cooperação entre atores estratégicos para a geração do desenvolvimento local e regional”.

A reunião contou ainda com a participação da vice-prefeita Angélica Olchaneski (PSB); do reitor da UTFPR, professor Marcos Schiefler; do vice-reitor Heron Lima; e do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Lafay. (Rádio Web CP/Prefeitura/Comunicação com Tribuna do Vale)

Deixe uma resposta