Pesquisa irá avaliar percentual de imunização da população em relação à covid 19 em Cornélio

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, 18ª Regional de Saúde e apoio da FioCruz e Prefeitura do município, promove a partir desta terça-feira, 16, em Cornélio Procópio, um estudo visando determinar o percentual de imunização da população contra a covid 19.

Segundo informações do professor Ricardo Castanho Moreira, do Curso de Enfermagem da Universidade, a pesquisa servirá para conhecer o percentual da população que já teve exposição ao vírus.

Um profissional de saúde fará um teste rapido com voluntários pré-selecionados, para descorir qual é o índice de pessoas infectadas (assintomáticos) e o número de pessoas que adquiriu anticorpos.

O estudo, que será realizado em doze municípios da região, já começou em Bandeirantes e agora será iniciado em Cornélio Procópio.

O professor Ricardo Moreira lembrou que os interessados em participar do projeto deverá ter entre 18 a 59 anos e efetuar inscrições via Whatsapp da Uenp (99115-4181, 99981-5194 ou 99825-9652). A pesquisa de conclusão da pesquisa é 31 de julho.

Para o Chefe da 18ª Regional de Saúde, Cláudio Cordeiro, o município de Cornelio é o mais atingido pela pandemia, em função de ser o mais populoso da microrregião e de ter realizado o maior número testes rápidos entre os 21 municípios atendidos pela Regional.

Ele fez questão de lembrar que a prevenção (mascara, higienização das mãos e distanciamento social) e o meio mais eficaz de combater o vírus.

A vice-prefeita Angélica Olchaneski também comentou a iniciativa da Uenp: “O estudo pormenorizado será usado para melhorar a leitura da situação de contaminação da covid 19 no município. E irá ajudar muito no controle da pandemia na cidade”. (texto: Rádio Web CP).

Deixe uma resposta