Paraná não tem pacientes internados por Covid-19 no SUS pela primeira vez desde início da pandemia

Vacinação contra a Covid-19 em Curitiba começou em 20 de janeiro — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, o Paraná não teve nenhum paciente internado pela doença no Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

A marca foi registrada nesta quarta-feira (19) – além de ser o primeiro dia sem pacientes internados, é o quarto dia consecutivo sem mortes pela doença no Paraná.

Para constatar a ausência de pacientes internados com coronavírus, a Sesa se baseou em dados da Regulação Estadual de Leitos, que inclui os registros da Central de Acesso à Regulação do Paraná (Care) e da Central de Leitos Metropolitana de Curitiba (Clic Metropolitana).

De acordo com a Sesa, em meados de junho do ano passado, o Paraná chegou a registrar 100% de ocupação em 4,9 mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, além da superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais de pequeno porte. Este foi considerado um dos períodos mais críticos da pandemia.

Em anúncio nesta quarta, o governo atribuiu a queda de uso dos leitos para doença à eficácia da vacinação.

Covid-19 no Paraná

Desde o início da pandemia, o Paraná registrou 2.739.800 casos e 45.150 óbitos causados pelo coronavírus. Nesta quarta-feira (19) foram divulgados 188 casos e 19 óbitos, todos retroativos – ou seja, não representam as últimas 24 horas.

Segundo a Sesa, 51 municípios do Paraná não registram óbitos por Covid-19 desde 2021. Além disso, 212 cidades não tiveram mortes no segundo semestre de 2022 e 93 só tiveram óbitos entre julho e agosto.

O governo destacou que para o custo de unidades exclusivas de atendimento no estado, foi investido mais de R$ 980 milhões entre contratos com hospitais universitários, unidades próprias e rede privada.

Síndromes respiratórias

Ainda segundo a Sesa, até esta quarta (19), o Paraná possui 320 pacientes internados com casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Eles estão distribuídos em 82 municípios.

Dentre os pacientes, 235 estão em leitos de enfermaria, 75 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nove em leitos cirúrgicos e um em leito de psiquiatria geral. (Rádio Web CP com conteúdo do g1 PR – Curitiba).

Deixe um comentário