Operação policial contra o crime é deflagrada no PR; Mandados de prisão são cumpridos até em Cornélio Procópio

Foi deflagrada quinta-feira, 30, no estado do Paraná, a Operação Hamurabi, que apura a possível prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação para o tráfico por integrantes de facção criminosa que atua em diversos presídios paranaenses.

As ações foram promovidas pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo de Londrina/PR, e da 2º Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio, a Polícia Militar, por intermédio de do 5º BPM, 18ª BPM e BPCHOQUE, e o DEPEN/PR, Núcleo Regional Londrina.

Foram cumpridos 14 (catorze) mandados de busca e três mandados de prisão nas cidades de Cornélio Procópio, Londrina, Ibiporã, São José dos Pinhais, Piraquara e Pontal do Paraná.

A ação foi desencadeada a partir de investigações do GAECO, que culminaram na identificação de lideranças de facção criminosa que, usufruindo de benefício de monitoração eletrônica, permaneceram exercendo funções de destaque no grupo criminoso, comandando atividades criminosas da facção e gerindo a venda de drogas em diversas regiões do Estado.

Parte dos investigados integrava o setor “disciplinar” da facção criminosa, atuando nos chamados “Tribunais do Crime”, grupos de faccionados com a função de apurar e julgar integrantes da organização criminosa que descumpriram suas regras e aplicar penas.

Ainda, no curso da apuração foi flagrada reunião do “setor disciplinar” do grupo, no qual seriam deliberadas retaliações a crimes ocorridos em outras cidades paranaenses e, além disso, deliberações sobre o uso de imóveis em conjuntos habitacionais populares geridos pela facção, na região metropolitana de Curitiba/PR. (Texto: Rádio Web CP com informações do 18º BPM).

Deixe um comentário