Operação em Londrina mira pessoas que emprestam contas bancárias para receber dinheiro de golpes e fraudes

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (30) uma operação em Londrina para combater os crimes de furto e estelionato de correntistas de bancos. A ação integra a operação nacional “Não Seja um Laranja”.

A Polícia Federal disse que a operação mira pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

De acordo com a PF, foram cumpridos dois mandados de buscas na cidade. Além disso, foram apreendidos celulares, cartões e documentos.

Até esta publicação ir ao ar, a Polícia Federal não deu detalhes sobre a investigação, possíveis suspeitos, nem como o esquema de furtos e estelionatos aconteciam.

Ser ‘laranja’ é crime

A PF destaca que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime. O ato, para a polícia, tem sido um dos principais “vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros”.

As penas podem chegar a oito anos de prisão, mais multas. Há possibilidade de agravamento de pena se os crimes forem praticados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se a vítima for idosa ou vulnerável. (Rádio Web CP com conteúdo do g1 PR e RPC — Londrina).

Deixe um comentário