Após comprovar a hostilização de alguns profissionais de saúde, o médico infectologista da 18ª Regional de Saúde, Claudio Hirai, de Cornélio Procópio, saiu em defesa da categoria e fez um apelo à população:
“Diante desta pandemia, vemos muitos profissionais sendo aplaudidos no mundo inteiro, mas, infelizmente, vemos também alguns sendo hostilizados. Por isso, eu peço à população, neste momento, que os valorizem, pois, são eles que se oferecem para cuidar do próximo, mesmo sabendo dos riscos de contaminação”.
Hirai afirma que eles não são infectados porque querem. “A contaminação ocorre por lidar com pessoas infectadas com o vírus”, acrescentou.
E o médico disse mais: “O novo Coronavírus é facilmente transmissível e, ainda bem, que temos os profissionais de saúde para nos defender. Aliás, alguns foram afastados pela contaminação, se curaram e, em vez de desistir do risco de ficarem doentes novamente, voltaram ao trabalho”.
O especialista em infectologia disse ainda esperar que a população reconheça a luta e o empenho de cada um deles. “Ainda vamos ter períodos difíceis e os profissionais de saúde estão aí enfrentando todos os perigos para salvar vidas, uma missão, a meu ver, que merece apenas elogios e não críticas”, completou. (Texto: Rádio Web CP).