O VI Congresso de Direito, organizado pela Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio, teve sequência na noite de terça-feira, 29, na sede da OAB, com palestra e lançamento de livro.
O volume “Direito e Processo do Trabalho” foi lançado pela Juíza Titular da Vara do Trabalho, Emília Simeão Albino Sako.
Para ela, a intenção do livro é compartilhar conhecimento com os acadêmicos da instituição.
A juíza considerou a justiça do trabalho como necessária para solucionar os impasses entre patrões e empregados.
“O fim dela não evitará discordâncias e são mínimos os direitos dos trabalhadores contrariando a posição de que eles impedem o funcionamento das empresas”, acrescentou.
Sobre o congresso, Emília Simeão afirmou que os alunos da faculdade precisam de troca de conhecimento no setor, principalmente, porque a evolução exige isso.
Em seguida, foi realizada a palestra com a Mestre Ciliane Carla Sella de Almeida que falou sobre “Compliance: Conceitos e aplicação nos setores publico e privado”.
Compliance, que vem do verso em inglês to comply, nada mais é do que estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e extermos.
Segundo Ciliane Carla, este tipo de programa protege as empresas e surgiu com mais força a partir da lei anti-corrupção.
“Ele não veio para combater a corrupção, mas, para ajudar a reduzir o número de ilícitos praticados contra a administração pública”, explicou.
O Congresso prossegue nesta quarta-feira, 30, com a palestra sobre “Direito Previdenciário” sob a responsabilidade de Sheyla G. de S. Borges de Liz.
Na sequência, Ivan Casar A. Borges de Liz falará sobre “O Direito no futuro e o futuro do Direito”.
O encontro termina no dia 01 de novembro com uma confraternização entre os participantes. (Texto: Rádio Web CP).
