EUA aprovam uso da vacina da Pfizer e imunização começa na segunda-feira

O Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, anunciou neste domingo, 13, a aprovação da vacina contra a covid 19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

A imunização deve começar nesta segunda-feira, 14. Em nota, o diretor do CDC, Robert R. Redfield, comemora a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos.

“Ontem à noite, tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina covid 19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais.

Esta recomendação oficial do CDC segue decisão da FDA de sexta-feira, de autorizar o uso emergencial da vacina”, diz Redfield.

E prossegue: “Como os casos de covid 19 continuam a aumentar em todos os Estados Unidos, a recomendação do CDC chega em um momento crítico.

A vacinação inicial está programada para começar segunda-feira, e esta é a próxima etapa em nossos esforços para proteger os americanos, reduzir o impacto da pandemia e ajudar a restaurar a normalidade em nossas vidas e em nosso país”.

USO EMERGENCIAL

Na tarde de sábado, 12, foi feita uma votação entre os conselheiros do CDC para avaliar a recomendação da vacina e, com 11 votos a favor e 3 abstenções, o comitê aprovou o imunizante, que foi liberado para uso emergencial na sexta-feira, 11, pela agência reguladora de medicamentos americana, a FDA.

Com esta autorização formalizada pelo órgão, o governo norte-americano planeja acelerar a vacinação nas próximas semanas ou meses. (Rádio Web CP com texto-conteúdo do G1). LEIA MAIS.

Deixe uma resposta