Foi realizada recentemente a premiação dos alunos das Escolas Municipais de Cornélio Procópio que participaram do Concurso “Campo Limpo” 2018.
O concurso integra o Programa de Educação Ambiental (PEA), com iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e desenvolvimento pela Associação dos Distribuidores Agroquímicos do Norte Paranaense (ADAN), em parceria com as escolas municipais.
Segundo a Secretária de Educação, Maria Lídia Pimenta, a premiação aconteceu no anfiteatro da Uenp Centro, e reuniu professores, alunos e coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do Município.
Ela destacou que o tema proposto desde a edição de 2016 é Resíduos Sólidos, a ideia é contribuir para a formação e consciência dos alunos sobre os direitos ambientais.
A proposta da edição 2018 com o tema “A escola no desafio dos resíduos” é mobilizar as famílias para a importância desse tema em pareceria com a escola e comunidade, promovendo a reflexão por meio de processos educativos que estimulam a participação das crianças com o seu meio familiar, para a formação de valores que contribuam na preservação do meio ambiente.
As Escolas Municipais premiadas foram Nilson Batista Ribas, Padre Antônio Lock, Noêmia de Oliveira Bruno e Vitorino Gomes Henriques, que enviaram desenhos e redações dos alunos do ensino fundamental 1 para o concurso.
A Secretária Maria Lídia Funari, que na ocasião não pode comparecer, foi representada pelas coordenadoras pedagógicas Mônica de Fatima Registro Morales e Rosemary Aparecida Patracão.
Ambas parabenizaram todos os professores e alunos que participaram do concurso e pontuaram a importância da reflexão que o tema deste ano levou para as escolas.
“Os alunos devem começar a refletir sobre os temas relevantes para sua vida, como padrões de produção e consumo, que geram resíduos sólidos para o nosso meio ambiente, e dessa forma buscar soluções de conscientização”, finalizou Mônica. (Rádio Web CP com informações da Comunicação/Prefeitura).