Em Cornélio Procópio, frio intenso mobiliza novas ações da Promoção Social

Em função das quedas bruscas nas temperaturas, a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Promoção  Social, intensificou o trabalho de orientação e acolhimento de pessoas em situação de rua. Diante das seguidas previsões dando conta da intensificação do frio na região, o município intensificou as providências para oferecer atendimento extra a essas pessoas.

De acordo com o secretário da pasta, Ubirajara Nicolau Fraiz (Bira), a Casa de Passagem, que já promove o amparo às pessoas que passam pela cidade e foi recentemente reformada, vai oferecer condições de abrigo também aos moradores de rua que, segundo ele, são 3 ou 4 pessoas. “Como a cidade já possui a tipicidade de receber mais vento com mais frio, criamos uma situação de emergência com condições de atendê-los também lá”, informou Bira.

Disse também que outra alternativa veio através de trabalho conjunto com a Fundação de Esportes (Fecop) disponibilizando para o atendimento o Ginásio de Esportes 15 de Fevereiro (Quinzão). “Lá, se for necessário, teremos condições de abrigar em torno de vinte pessoas. Assim, o município terá condições de amparar essas de forma preventiva. Assim, o que houver de demanda nesse período, o local estará servindo basicamente como um QG”, ressaltou.

O ginásio, de acordo com o que foi providenciado, terá colchões, cobertores e ainda contará com o apoio de entidades que fornecerão alimentos e o que for necessário a essas pessoas. Já na Casa de Passagem, a pessoa é acolhida no período das 18h30 às 7h do dia seguinte. Nesse período, ela  recebe amplo atendimento, com  alimento, água,  banho e toalha. Durante esse período, o jantar é servido pela Comunidade São José.

Nesse período, ações solidárias da comunidade também podem contribuir para esse trabalho de acolhimento. As doações podem ser feitas pelas famílias da comunidade  pelo telefone 99625-1303. Doações com alimentos e agasalhos também podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Promoção Social Em caso de problemas de saúde, a providência imediata é acionamento do SAMU.  (Rádio Web CP/Comunicação/Social).

Deixe uma resposta