Em Cornélio Procópio, Compra Direta atende 53 instituições do município

53 instituições de Cornélio Procópio, a maioria constituída de pequenos agricultores, participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), atende às pessoas  em situação de insegurança e incentiva pequenos  produtores, através da Agricultura Familiar.

Através do subprograma Compra Direta, adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, sem qualquer burocracia, para atender pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou mantidas pela rede socioassistencial. “Das 53 cadastradas, temos 43 agricultores e o restante, instituições da comunidade”, informa o coordenador do programa, Valfrido Gonçalves Mário (Val Mário).

Somente nos últimos dias, o programa distribuiu cerca  2.490 quilos de produtos oriundos da Agricultura Familiar, como frutas e hortaliças, atendendo instituições cadastradas. Entre as que receberam os alimentos está a unidade local d o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social. Em tempo normal, são três entregas normais. No momento, devido à pandemia, apenas uma está sendo feita.

Manutenção – O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais e para a formação de estoques por organizações da agricultura familiar.

O programa também promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos. Em Cornélio Procópio, é executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Instituto Emater-Pr, em parceria com a prefeitura. (Rádio Web CP/Comunicação/Prefeitura).

Deixe uma resposta