Aluguel em Londrina: quais os principais direitos de um inquilino?

Antes de se mudar conheça a cidade e seus direitos como inquilino

Londrina surgiu nos anos 20, a cidade tem uma história repleta de conquistas e possui um grande crescimento econômico.

Seu povo foi constituído de pessoas vindas de Minas Gerais e São Paulo, que estavam buscando uma nova oportunidade de vida.

Atualmente, a cidade se tornou uma das mais relevantes da região Sul do país. E possui um crescimento constante, além de ser considerada modelo no norte do Paraná, e também exerce grande alusão e atração regional.

A tecnologia vem gerando uma nova economia. Neste ramo existe um novo padrão de empresas e produtos mundiais. E a cidade possui muitos centros universitários, que atraem grandes empresas de tecnologia, serviços, saúde, entre outros, e isso fez com que a cidade seja a maior referência neste setor no Sul do país.

Se comparada a demais cidades é bem nova, possui apenas 84 anos, mas mesmo sendo “jovem” possui segurança, qualidade de vida e um crescimento continuo.

Londrina é uma cidade cujo potencial de consumo é elevado e aumenta constantemente, e por este motivo se torna mais atrativa para diversos investimentos. O estado do Paraná elevou o seu potencial de consumo do país. O setor terciário da mesma forma cresceu, hoje já são mais de oitenta mil empresas cadastradas na cidade, sendo compostas por indústrias, comércios e serviços.

Há onze anos o município se prepara para hospedar grandes empresas com diversas construções, para obter uma infraestrutura adequada.                             
A agitação econômica da cidade atrai investidores de inúmeros setores, especialmente aqueles que buscam onde investir em imóveis.

Londrina é um dos melhores lugares para se investir no mercado imobiliário. Pois, são mais de quatrocentos mil habitantes e muitas opções de investimento no mercado imobiliário para as classes média e alta. E por isso é muito fácil achar apartamento para alugar em Londrina.

De acordo com pesquisas, o mercado imobiliário se estabeleceu e voltou ao poder. Agora a tendência é que continue a crescer e número de pessoas interessadas em investir em imóveis em Londrina aumente cada vez mais. Este crescimento só foi possível devido ao aumento na quantidade de lançamentos e a diminuição de juros, além disso surgiram melhores condições de crédito .

Outro fator interessante na cidade é que o número de lançamentos de casas e apartamentos de luxo aumentou nos últimos anos. Portanto, esse tipo de imóvel é uma opção certeira para os investidores. Pois, a valorização desses tipos de imóveis é constante, isso porque o mercado de alto padrão é dificilmente afetado por crises econômicas. Sendo assim é possível encontrar uma casa para alugar em Londrina que esteja em um bairro de alto padrão.

Para quem busca uma cidade para investir em imóveis ou até mesmo morar, deve levar em consideração o aumento do poder de compra da população da cidade de Londrina nos últimos anos. O preço do metro quadrado dos imóveis à venda e de novos empreendimentos imobiliários caíram e com a crise que afetou todo o país, o preço dos imóveis não sofreu o reajuste anual, que acompanha os índices exagerados. Além disso, as empresas de construtoras estão concedendo mais condições de compra. Uma pesquisa revelou que Londrina é uma das cidades do Sul do País mais pertinentes para se investir em imóveis. 

A pesquisa ainda mostrou que o índice de agilidade nas vendas de imóveis na cidade é muito alto. E o mesmo vale para os índices do aluguel em Londrina.

Os imóveis que estão nas plantas são entregues aos proprietários em média em um prazo de dois anos e meio após o seu lançamento, com quase todas as unidades vendidas. Ou seja, Londrina não enfrenta dificuldades para vender ou alugar as unidades que atualmente são construídas. 

Por este motivo é fácil encontrar apartamentos à venda em Londrina. Pois, a medida que saem da planta é a mesma em que são comprados, desse modo o setor não para nunca.  Além do mais, existe outra tendência do mercado imobiliário: as casas em condomínios. Para quem não gosta de apartamentos devido ao espaço restrito essa se torna uma boa opção. Além disso, existem muitas vantagens, por exemplo, um condomínio fechado tem uma estrutura variada, os condomínios fechados oferecem imóveis com um nível mais elevado em questões de segurança, mobilidade e conforto. E um condomínio fechado pode oferecer serviços que são compartilhados, portanto, têm seus valores divididos entre todos os moradores. Sendo assim o custo sai mais baixo para todos. Há inúmeras casas em condomínios à venda e para alugar em Londrina, basta analisar e ver se esse estilo de vida se encaixa no seu perfil. Visto que, esses lugares tem muitas regras e é importante segui-las para manter a ordem do local. E para te ajudar a saber mais sobre quais os principais direitos de um inquilino confira as dicas abaixo:

  • Ter o imóvel em perfeitas condições de uso;
  • Isenção do pagamento de despesas extras de condomínio;
  • Caso o proprietário queira venda o imóvel o inquilino tem prioridade na compra)
  • Receber pelos valores gastos com reparos no imóvel
  • Para realizar a devolução do imóvel o locador deve apresentar um motivo para que o locatário saia antes do fim do contrato
  • Tem direito a solicitar os recibos de pagamentos do aluguel
  • O pagamento da multa em caso de rescisão de contrato

Em caso de dúvidas o recomendado é que procure um advogado que entenda do ramo imobiliário para te auxiliar no processo de assinatura do contrato.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quais são os direitos dos inquilinos!

Deixe uma resposta