Visita de cônsul inglês a Cornélio Procópio ganha status de realeza

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, acompanhado da vice-prefeita Angélica Olchaneski e de outras autoridades do município, recebeu nesta sexta-feira (24) o cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson. Ele veio para participar da cerimônia comemorativa dos 90 anos da visita do Príncipe de Gales no município.

Sua vinda rememora um dos aspectos mais relevantes que contextualizam a história do município. Assim, uma grande recepção foi preparada para receber o diplomata e reviveu um dos momentos marcantes da história do município: a visita, em 1931, do príncipe Eduardo Alberto (Edward Albert Christian George Andrew Patrick David). À época, era preparado para assumir o trono do Reino Unido, e de seu irmão o príncipe Albert, pai da rainha Elizabeth II.

Pela manhã, a cerimônia aconteceu no ponto em que o príncipe foi recebido há 9 décadas, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, na escadaria que dá acesso à antiga estação ferroviária, hoje museu de taxidermia. No local, que à época recebeu um pórtico para homenagear o representante da família real inglesa, recebeu agora as placas comemorativas à visita de Patterson. A segunda solenidade foi no Centro Cultural Galdino de Almeida.

𝑭𝒂𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒓𝒄𝒂𝒏𝒕𝒆 – O prefeito Amin Hannouche não escondeu sua emoção ao rememorar o fato histórico. “Do Quilômetro 125, se tornou a Cornélio Procópio, nossa terra natal, cidade que escolhemos para viver com nossas famílias. Sinto-me honrado em poder estar aqui como prefeito neste acontecimento que marca um grande momento da nossa história”, disse o prefeito para em seguida propor para o futuro o estabelecimento de vínculo entre Cornélio Procópio com uma cidade inglesa para estabelecimento de futuros acordos de cooperação.

Muito festejado nas duas solenidades, o diplomata inglês, que chegou à cidade no dia anterior, não escondeu sua emoção pela homenagem recebida. “Um fato marcante para a comunidade britânica estabelecer esse vínculo com a cidade que recebeu nosso príncipe. A emoção foi muito grande em estar no mesmo lugar onde ele esteve há noventa anos, ouvindo as autoridades locais e podendo acompanhar com emoção os hinos nacionais do Brasil e da Inglaterra. Momento marcante em minha vida e que vou me lembrar para sempre”, manifestou Patterson durante sua fala.

Quem também não escondeu sua emoção foi o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Ademir Balera (Coruja), um dos idealizadores da homenagem ao cônsul. “Isso foi muito importante para todos nós. Não podemos perder isto da história. Estamos honrados com a visita dele, um grande representante da coroa britânica em nosso estado e, agora, um amigo de Cornélio Procópio”, disse Balera.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) também participou da homenagem. Em sua fala, lembrou que a região sempre contou com muitos imigrantes ingleses. “Que a amizade entre os povos paranaense e britânico sempre gere bons frutos”, pregou em um dos trechos de sua fala. O historiador e professor da UTFPR, Roberto Bondarik, também participou e apresentou um histórico resumido sobre a chegada da estrada de ferro na região. No final, o prefeito entregou ao cônsul uma réplica do monumento do Cristo Rei, símbolo de maior representatividade do município.

Também participaram das cerimônias comemorativas, os vereadores Luiz Alberto Dib Canônico, Émerson Cardoso, Ana Paula Ferreira, João Carlos dos Santos, Anderson Araújo, Rafael Alcântara Hannouche, Sebastião Angelino e Saulo Mendes, Cristiano Leite Ribeiro e Carlos Bonfim; Dr. João Manoel Garcia, chefe da 11ª SDP; Padre Clayton Carvalho; professora Fátima Paduan, reitora da UENP; e representantes do Tiro de Guerra local. A Banda Santa Cecília esteve presente nas duas cerimônias. (Rádio Web CP/Comunicação/Prefeitura).

Deixe um comentário