Em Cornélio, técnicos do Tribunal de Contas falam de gestão pública para prefeitos da Amunop

Técnicos do Tribunal de Contas do Paraná participaram, recentemente, de mais uma edição da Escola de Gestão Pública para municípios da Amunop – Associação dos Municípios do Norte do Paraná.

Prefeitos, secretários, diretores e funcionários públicos que trabalham na área administrativa das prefeituras receberam uma série de orientações no curso “Pontos Polêmicos em Licitações, Contratos e Transferências Voluntárias”. 

Segundo o presidente da Amunop, Jamison Donizete da Silva, o TC quer qualidade nas contratações, publicidade, visita técnica, planilha de custos e no registro de preços das prefeituras da entidade.

“Todos os municípios do Paraná são monitorados pelo Tribunal de Contas e como algumas modificações precisam ser transmitidas para as prefeituras, esta Escola de Gestão se constitui em um ótimo mecanismo de conhecimento para nossos técnicos”, afirmou Jamison Silva.  

O procurador Flávio de Azambuja Berti explicou que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná criou o programa  “É da Sua Conta”, que reúne iniciativas com o objetivo de fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, como o que ocorreu em Cornélio Procópio e em outras regiões do estado e que envolve desde jovens até grupos organizados.

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná foi criada em 2008 e já promoveu  2.995 eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 250 mil pessoas.

Nos últimos anos, a EGP consolidou sua plataforma de ensino a distância e se tornou referência nacional na modalidade.  

O conteúdo programático do curso inclui a discussão e a apresentação de soluções para pontos controversos das licitações, dos contratos administrativos e das transferências voluntárias de recursos públicos.

Atualmente, o portal da escola na internet oferece um acervo de 92 cursos e palestras online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados, de forma gratuita.

Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, gestão, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos.

Em Cornélio Procópio, o curso foi realizado no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e contou com a presença do deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.  (Rádio Web CP com informações da Comunicação/Prefeitura).

Deixe uma resposta