Viveiro Municipal de Cornélio mantém estoque de 10 mil mudas

O Viveiro Municipal de Cornélio Procópio, que integra as atividades da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), segue com uma produção capaz de manter programas de arborização de vias públicas do município e atender doações para a comunidade.

Lá, é possível encontrar variedades que vão do abacate, acerola e ameixas, a coqueiros, oitis, ipês, além de variedades ornamentais para jardins. Tudo isso num espaço bucólico de pouco mais de 1 hectare onde as mudas nascem, crescem e algumas até reproduzem, como é o caso de algumas mangueiras que já dão frutos.

Além de um local apropriado  para germinação das sementes que suprem a demanda, o viveiro  dispõe de água em abundância através de poço artesiano. “O local é aconchegante  e atende perfeitamente aos seus objetivos, como recomenda o prefeito Amin Hannouche, servindo às necessidades do município da população”, disse Vanildo Sotero, diretor de Administração, que visitou o local esta semana.

A servidora Natalina Ribeiro de Souza trabalha no viveiro há mais de 20 anos. “Isso aqui é minha vida. Estou no lugar que Deus me colocou. É um trabalho que faço com maior carinho”, diz ela, após atender algumas mulheres que foram em busca de mudas. “É sempre assim e nossa maior gratidão é saber que vão produzir belas flores ou frutos”, complementa.

Situado ao lado do Jardim Nova Esperança (zona oeste da cidade), o viveiro mantem em média um estoque de aproximadamente 10 mil mudas com mais de 50 variedades entre nativas, exóticas e frutíferas. Supre as necessidades de programas de arborização do município  e as mudas ainda são fornecidas gratuitamente para plantio em quintais.

“Mantemos em média doações de 50 de mudas por dia das mais variadas espécies. São pessoas que levam para plantar nos quintais de casa, em propriedades rurais e até mesmo nas calçadas na frente da casa”, relata Rubens Landgraf Monteiro, chefe do Departamento de Meio Ambiente da Semagri. Disse que as mudas cedidas para a população acabam favorecendo o processo de arborização da cidade. (Rádio Web CP/Comunicação/Prefeitura).

Deixe uma resposta