O consórcio municipal de prefeitos para compra direta de vacinas contra a Covid-19 conseguiu uma adesão de 20 prefeituras do Norte Pioneiro do Paraná. A informação é do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) ao destacar quarta-feira (10), o empenho dos prefeitos e prefeitas da região no combate à pandemia para superar a crise sanitária.
Cornélio Procópio foi um dos primeiros municípios a manifestar interesse na compra dos imunizantes. No início do mês, o prefeito Amin Hannouche, que é também o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), propôs a compra de 100 mil doses da vacina com recursos dos municípios.
“Julgamos como uma tentativa de ajudar os governos estadual e federal e ampliar a imunização da nossa população contingenciando recursos de outros setores da administração para que, com eles, ter a oportunidade da aquisição dessas vacinas”, disse Hannouche naquela oportunidade.
Cornélio Procópio formalizou o interesse na compra de 10 mil doses da vacina da marca Sputinik V, em documento onde especifica que o imunizante será utilizado exclusivamente para a proteção dos procopenses contra o novo Coronavírus e não para fins comerciais. A iniciativa contou com total aprovação do Legislativo Municipal.
𝙊𝙥çõ𝙚𝙨
De acordo com o que informou hoje o deputado Romanelli, há três possibilidades para a compra dos imunizantes: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.
“A estimativa é de que o consórcio seja efetivamente instalado até o dia 22 de março. Enquanto isso, as prefeituras que já formalizaram a adesão ao consórcio devem elaborar e encaminhar projeto de lei às câmaras municipais para aprovação dos vereadores. Todos têm papel essencial nesse momento de luta para vencer a Covid”, indicou o deputado.
Os vinte municípios do Norte Pioneiro que aderiram ao consórcio são Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jacarezinho, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Sertaneja, Uraí e Wenceslau Braz. (Rádio Web CP com texto de Ataíde Cuqui).