O Procon realizou uma pesquisa entre os dias 25 e 27 de setembro com mais de 600 consumidores sobre o hábito de pedir nota fiscal e comprovou que quase 50% nunca pede nota ou pede nota dependendo do valor do produto.
O Procon é vinculado à Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho. O secretário Ney Leprevost destaca que a nota fiscal é essencial para exigir qualquer tipo de garantia, pois sem ela o consumidor não terá como vincular o produto ou serviço ao fornecedor.
A pesquisa mostrou ainda que embora praticamente todos os entrevistados conheçam o Programa Nota Paraná, aproximadamente 30% não têm cadastro ou nunca o consulta.
De todos os entrevistados, apenas 32,5% afirmaram saber que ao utilizar o Nota Paraná e pedir CPF na nota o documento fica arquivado por 15 meses no aplicativo e pode ser resgatado caso haja algum problema com o produto adquirido. Os dados apurados são preocupantes por diversas razões, segundo Claudia Silvano, chefe do Procon.
O aplicativo do Nota Paraná é uma “uma mão na roda” para o consumidor, pois são inúmeros os casos de pessoas que perdem o documento e depois não têm como reclamar. Assim, quando se pede CPF na nota, ela está lá, disponível no aplicativo.
Além disso, cada vez que um consumidor pede nota fiscal, os dados da nota vão para o aplicativo Menor Preço do Nota Paraná, o que ajuda todos os consumidores a economizar. O programa permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em mais de 100 mil estabelecimentos participantes.
As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento faz uma venda, sendo que toda semana, mais de 10 milhões de preços são atualizados. (Rádio Web CP com conteúdo do Repórter: Felippe Salles-Agência Estadual de Notícias)