foto: Comunicação/Prefeitura
A Prefeitura de Cornélio Procópio, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a empresa de assessoria urbanística e ambiental Formata realizaram semana passada uma emocionante cerimônia de entrega das matrículas dos imóveis dos moradores do Conjunto Habitacional Florêncio Rebolho II.
Cerca de 57 famílias tiveram seus imóveis regularizados, conquistando o direito à propriedade de suas moradias de forma reconhecida legalmente. Esse é o primeiro bairro a ser regularizado.
A iniciativa faz parte do programa “Morar Legal/Escritura na Mão”, um ambicioso projeto de regularização fundiária desenvolvido pela Cohapar, com o objetivo de facilitar a regularização de imóveis de famílias residentes em áreas de ocupação irregular em todo o estado do Paraná.
Uma das características do programa é a ausência de custos para as famílias beneficiadas. Todo o processo é integralmente custeado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, com atendimento direcionado a famílias que possuem renda de até cinco salários mínimos. Em Cornélio Procópio, o investimento na regularização dos imóveis totalizou R$ 38,7 mil.
O procedimento de regularização é realizado por meio da contratação via licitação de empresas responsáveis por conduzir todo o processo burocrático. Após a conclusão, as famílias recebem suas matrículas averbadas e registradas no Cartório de Registro de Imóveis, garantindo a segurança jurídica das propriedades.
O “Morar Legal/Escritura na Mão” tem se mostrado um valioso instrumento para combater a insegurança habitacional e a falta de regularização fundiária, proporcionando a milhares de famílias brasileiras a tão sonhada estabilidade e o reconhecimento legal de suas moradias. A Prefeitura de Cornélio Procópio enaltece o programa e trabalha em parceria com a Cohapar para expandir ainda mais os benefícios dessa importante iniciativa em prol dos cidadãos da cidade e de todo o estado do Paraná. Rádio Web CP/Comunicação/Prefeitura).