A Sanepar informa que equipes técnicas e operacionais de toda a região estão em Cornélio Procópio nesta sexta-feira (1º) num esforço para estabilizar o solo onde está assentada a adutora do Sistema Congonhas. Foi registrado no final da manhã um novo rompimento da tubulação, o que obrigou a paralisação da produção de água mais uma vez.
Todo tipo de material será utilizado neste trabalho, tais como blocos de concreto, caminhões de pedra e vigas metálicas. O solo está bastante encharcado no local. Todos os recursos visam garantir a ancoragem da adutora, ou seja, a sustentação da tubulação que trabalha sob elevada pressão.
Neste momento, não há prazo para concluir o serviço e voltar a abastecer a cidade. A Sanepar está trabalhando com seis caminhões-pipa, priorizando o atendimento de unidades de saúde.
Na tarde desta sexta-feira, um caminhão permanecerá na Praça Brasil e outros percorrerão bairros da cidade para que a população possa ter acesso à água potável para alimentação e higiene pessoal.
Toda esta estrutura está disponível para a comunidade até que todos os imóveis voltem a ter água nas torneiras.
ENTENDA O CASO – Devido às fortes chuvas ocorridas em Cornélio Procópio, a Sanepar precisou parar a Estação de Tratamento de Água (ETA) na manhã da quarta-feira (29). Isso porque houve o arraste de muita sujeira, como lama e galhos de árvores na captação. Ao término da manutenção desta unidade, foi identificado o rompimento da tubulação que leva água bruta, do Rio Congonhas, até a ETA.
Desde a tarde do dia 29, portanto, equipes técnicas trabalharam para realizar a manutenção da adutora, numa área de banhado em meio a uma propriedade rural. No local, as chuvas desestabilizaram o solo, provocando uma grande erosão e o arraste de 24 metros de tubos. Ocorreram dois novos rompimentos na sequência de cada conserto, durante a quinta-feira (30).
O serviço de elevada complexidade demandou peças e equipes vindas de toda a região do Estado. O terceiro conserto foi finalizado na madrugada desta sexta-feira (1.º) quando todo o sistema foi retomado. (Rádio Web CP/Nota Sanepar).