foto: Rádio Web CP
O ciclo do transporte ferroviário em Cornélio Procópio foi encerrado no final da tarde desta segunda-feira, 15, com a passagem do último trem de carga pela ferrovia que corta o município.
O momento foi prestigiado por centenas de procopenses, que foram se despedir da locomotiva e seus vagões, protagonistas da criação do município.
Tudo começou em 1º de dezembro de 1930 com a inauguração das estações ferroviárias de Santa Mariana no KM 107 e de Cornélio Procópio no KM 125,2.
Já no ano seguinte, a cidade teve a oportunidade de receber um ilustre visitante: O então príncipe de Gales (Eduardo VIII do Reino Unido).
Nas redes sociais, onde o assunto foi muito comentado nos últimos dias, a maioria dos procopenses lamentou o fim da passagem do trem nos trilhos que cortam a cidade.
“São muitas lembranças da convivência com o transporte ferroviário, principalmente, na época do trem de passageiros”, disse um morador. Outro que reside próximo da ferrovia contou que jamais irá esquecer da buzina e do barulho dos vagões.
Moradores mais exigentes chegaram até a falar na exploração do turismo na cidade com a criação de passeios destinados a visitantes pelo trecho da ferrovia existente no município. (Texto: Rádio Web CP).