Técnicos do Tribunal de Contas do Paraná participaram, recentemente, de mais uma edição da Escola de Gestão Pública para municípios da Amunop – Associação dos Municípios do Norte do Paraná.
Prefeitos, secretários, diretores e funcionários públicos que trabalham na área administrativa das prefeituras receberam uma série de orientações no curso “Pontos Polêmicos em Licitações, Contratos e Transferências Voluntárias”.
Segundo o presidente da Amunop, Jamison Donizete da Silva, o TC quer qualidade nas contratações, publicidade, visita técnica, planilha de custos e no registro de preços das prefeituras da entidade.
“Todos os municípios do Paraná são monitorados pelo Tribunal de Contas e como algumas modificações precisam ser transmitidas para as prefeituras, esta Escola de Gestão se constitui em um ótimo mecanismo de conhecimento para nossos técnicos”, afirmou Jamison Silva.
O procurador Flávio de Azambuja Berti explicou que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná criou o programa “É da Sua Conta”, que reúne iniciativas com o objetivo de fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, como o que ocorreu em Cornélio Procópio e em outras regiões do estado e que envolve desde jovens até grupos organizados.
A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná foi criada em 2008 e já promoveu 2.995 eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 250 mil pessoas.
Nos últimos anos, a EGP consolidou sua plataforma de ensino a distância e se tornou referência nacional na modalidade.
O conteúdo programático do curso inclui a discussão e a apresentação de soluções para pontos controversos das licitações, dos contratos administrativos e das transferências voluntárias de recursos públicos.
Atualmente, o portal da escola na internet oferece um acervo de 92 cursos e palestras online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados, de forma gratuita.
Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, gestão, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos.
Em Cornélio Procópio, o curso foi realizado no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e contou com a presença do deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná. (Rádio Web CP com informações da Comunicação/Prefeitura).