Nascer do sol em Ponta Grossa — Foto: Valdecir Galvan/RPC
O inverno começa nesta quinta-feira, 20 de junho, e deve ter o começo marcado por tempo seco, com poucas chuvas, no Paraná. A estimativa é de Gilson Campos Ferreira da Cruz, Doutor em Geografia que trabalha com climatologia.
Quanto às temperaturas, o climatologista explica que o país está sob um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de massas de ar frio e a formação de frentes frias. Por isso, não são esperadas grandes quedas de temperatura no Paraná neste início de estação.
“Se nós tivermos esse ‘efeito tampão’ desse bloqueio atmosférico avançando para o inverno, a tendência é de que demore mais para entrar as massas de ar frias, frentes frias. Então, nesse começo de inverno as coisas não vão mudar muito”, explica.
Frio tardio
Em 2024, o inverno começa às 17h51 do dia 20 de junho e termina em 22 de setembro.
Como a expectativa é de que a La Niña chegue ao Paraná apenas entre agosto e setembro, o estado pode experienciar um frio tardio, explica o climatologista.
“Pode ser que nós tenhamos lá em agosto e setembro, já no final do inverno, o que se chama de frio tardio: com as massas de ar frio conseguindo chegar no Paraná, podemos ter ondas de frio nesses dois meses. Isso não é comum, mas acontece, a gente já vivenciou no passado”, aponta Gilson. (Rádio Web CP com conteúdo de Millena Sartori, g1 PR).