Livro relata luta contra a doença vivida por Hospital de Referência do SUS em Cornélio

Médico João Batista: Obra de grande valor sob o ponto de vista emocional

No próximo dia 02 de junho, será lançado em Cornélio Procópio o livro-reportagem “O heroísmo por trás das luvas, máscaras e aventais: A História da Covid-19 no Norte Pioneiro Paranaense”. Obra inédita apresenta ao leitor uma narrativa humanizada, provocando reflexões e expondo diversas fases vividas nos bastidores da linha de frente do combate à doença na Casa de Saúde Dr. João Lima, que foi a referência do SUS para a doença para mais de 47 municípios.

Assinada pelo diretor técnico do hospital, médico geriatra João Batista Lima Filho, traz, além de seus relatos, depoimentos e fatos reais de outros profissionais que atuaram como coautores da obra e que, no total, contou com a participação 19 pessoas. Entre elas, o médico André Coelho Lima e o psicólogo Artur Eugênio Crepaldi Vigatto e que atuaram como organizadores do extenso trabalho que relata como foi o atendimento no pior período da doença.

O livro foi escrito em 110 páginas com 20 capítulos, a maioria deles escrita por seus autores no período da pandemia. “Todas elas tiveram o seu trabalho hospitalar vinculado ao hospital, com trabalhos específicos de combate à doença”, relata Vigatto, um dos organizadores da obra. A maioria dos autores é formada por profissionais de saúde e pessoas da comunidade que tiveram parentes internados nesse período.

“Do ponto de vista emocional, o livro tem um valor muito grande por sua autenticidade já que foi escrito durante o período da pandemia por pessoas das equipes multidisciplinar do hospital. Foram testemunhas oculares da história pegando a emoção autêntica de quem atendia naquele momento”, explica Lima. Segundo ele, no período crítico da doença, de maio de 2000 a abril de 2023, o hospital atendeu exclusivamente pela referência SUS, como conta na obra.

“Anjos da Guarda”

Foi assim que o prefeito Amin Hannouche reagiu ao confirmar sua participação no lançamento. “Ali, dezenas de pessoas foram salvas através dos cuidados especiais que receberam das equipes do Dr. João Batista. Foram pessoas que Deus colocou na vida da gente que puderam ajudar muito Cornélio Procópio a vencer esta pandemia terrível que tomou conta do mundo”, lembrou. No lançamento, Hannouche vai relatar as demandas que o município teve que vencer naquele período.

O livro a ser lançado indica, através dos autores em suas respectivas profissões, que o hospital, nesse período, teve que desativar alguns setores para atender especificamente os pacientes em estados graves e gravíssimos. No total, o hospital atendeu nesse período 1.238 pacientes no setor Covid. Muitas outras curiosidades estão contidas no livro que será lançado no próximo dia 02 de junho, às 20h no anfiteatro da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). (Rádio Web CP com conteúdo de Ataíde Cuqui).

Deixe um comentário