A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio, através dos agentes de endemias do Departamento de Vigilância Sanitária, alerta à população sobre os cuidados que devem ser tomados, principalmente, por conta do clima quente e do período de chuvas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
O mosquito, além da dengue, é também o transmissor de outras doenças como febre amarela, zika e chikungunya.
A preocupação é manifestada pelo diretor do departamento, Elizeo Rocha. De acordo com ele, de agosto passado até agora, três novos casos de dengue já foram registrados.
“É um período em que a população deve redobrar os cuidados, manter limpos seus quintais e sempre verificar se não há recipientes como pneus velhos, calhas e outros materiais que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito”, orienta.
A preocupação, segundo ele, deve ser de todos, pois o período chuvoso e quente oferece um ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor.
Lembrou que as orientações são constantemente feitas pelas equipes da vigilância com visitas sistemáticas aos domicílios e inspeções para detectar ou eliminar possíveis criadouros.
A persistência pode gerar medidas restritivas ao morador do imóvel nestas condições. (Rádio Web CP/Comunicação/Prefeitura).