Com 47.845 habitantes (estimativa IBGE/2019), o município de Cornélio Procópio comemora neste sábado, 15, 82 anos de emancipação político-administrativa.
Sua fundação se deu no dia 18 de janeiro de 1938, através do decreto nº 6.212, mas, a implantação ocorreu somente no dia 15 de fevereiro.
O nome da cidade está ligado ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do século XIX.
Na sua existência, o município já viveu momentos de grande ascenção nas décadas de 60 e 70 com o advento da cafeicultura. Naqueles tempos, a população local chegou a ser estimada em quase 80 mil habitantes.
De lá para cá, foram instaladas algumas indústrias, porém, a intenção de ampliar o parque industrial não se concretizou.
Mesmo assim, a cidade ainda conta com a Cia Iguaçu de Café Solúvel, que vendeu algumas marcas de café e derivados para o Grupo Três Corações e já chegou a empregar mais de mil funcionários. Hoje, ainda é a maior empregadora.
Neste contexto empresarial, não se pode deixar de citar também o grupo Contrafo que cresce a cada ano e, emprega centenas de trabalhadores.
Apesar de tudo, a cidade de Cornélio Procópio é polo de uma microrregião formada por 21 municípios e possui um comércio forte, responsável pelo maior número de vagas de empregos.
A exemplo da maioria dos municípios brasileiros de pequeno porte, Cornélio Procópio não é exceção e esbarra na falta de recursos para conquistar seu desenvolvimento e dar melhores condições de vida à sua população.
No entanto, para este ano de 2020, os prefeitos vivem a expectativa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo (Pec 188/2019), que irá dar mais autonomia para estados e municípios, através da distribuição de recursos e suas alocações.
Enquanto isso, o trabalho político das lideranças políticas locais não pára e os procopenses em geral se mantém esperançosos no futuro.
A programação comemorativa dos 82 anos do município prossegue neste sábado, 15, com a corrida pedestre XV de Fevereiro; final da Copa Oswaldo Bernardes, domingo, 16, no Ubirajara Medeiros, e já passaram pela cidade nesta semana, grandes lendas do futebol brasileiro.
Para encerrar este breve relato da minha terrinha, eu digo: “Nasci aqui, moro aqui, estudei aqui, trabalho aqui, adoro aqui e vou morrer aqui”. Parabéns minha linda Cornélio Procópio! (Texto: Ricardo Bonfim)