O vereador Cristiano Leite Ribeiro (Todão) (PSD) informou que vai encaminhar ao Ministério da Agricultura sugestão para a criação de um programa de fomento à piscicultura como forma de fortalecer essa atividade na região. Ele anunciou sua intenção ao participar de encontro em Cornélio Procópio, na manhã desta sexta-feira (27) quando foi anunciado para setembro deste ano o início das atividades industriais do Frigorífico do Peixe no município através da cooperativa paulista Coopermota, de Cândido Mota.
O objetivo, segundo ele, é proporcionar renda alternativa ao pequeno produtor rural por meio da inserção da piscicultura exclusivamente com mão-de-obra familiar e, com isso, aumentar a oferta de pescado de boa qualidade à comunidade e ao produtor que poderia entregar sua produção à nova indústria. Com isto, fomentar a atividade através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), auxiliando os produtores nessa retomada da piscicultura na região.
Também, incluir a linha dessa atividade nos financiamentos estaduais direcionados à agricultura familiar e até um programa em sistema de consórcio destinado à instalação de tanques-redes no interior das propriedades, servindo como estímulo a exploração dessa atividade.
Disse que pretende discutir a proposta na câmara e em seguida mantar o projeto que será encaminhado ao Governo do Estado. Na reunião da prefeitura, estiveram presentes diretores da Coopermota, o prefeito Amin Hannouche, o deputado Luiz Cláudio Romanelli e os representantes do Ministério da Agricultura, Jair Soares e Tânia Mara Lima, vereador Émerson Cardoso e demais membros da sociedade. (Rádio Web CP com conteúdo de Ataíde Cuqui).