Secretaria de Saúde de Cornélio intensifica atividades na campanha “Hepatites Virais”

Iniciada no último dia 14, em Cornélio Procópio, a Campanha para Testes Rápidos de Hepatites Virais será intensificada esta semana. Segundo a Secretária de Saúde, Angélica Olchaneski de Mello todos os Postos de Saúde do Município e do Distrito de Congonhas estarão atendendo os interessados em fazer o teste rápido.

Ela destacou a importância deste procedimento como forma de prevenir esta enfermidade que pode atingir pessoas de todas as idades. Coordenada pela enfermeira Valéria Tondinelli, Responsável pelo Plano de Ação e Metas em HIV, Hepatite Viral e Tuberculose, a Campanha está sendo desenvolvida nas Unidades de Saúde com o seguinte cronograma: Todos dos dias, o teste será realizado pela manhã nos Postos de Saúde.

No Posto do CAIC, na terça-feira; quarta-feira, Vila São Pedro e Posto Central, também pela manhã; quinta-feira, Postos do Vitor Dantas, Casa da Gestante, Sibim, e Independência; na sexta-feira, Santa Terezinha e Jardim Progresso. A Casa de Gestante tem testes toda segunda, terça e quinta feira.  O Cisnop, Consórcio Intermunicipal de Saúde atende toda a manhã com o teste rápido.

A programação tem sequencia nesta terça-feira, com palestra na 18ª Regional de Saúde sobre Atualidades de Hepatites Virais com o médico Cláudio Hirai para médicos, enfermeiros e profissionais da área de saúde. Dia 27, com palestras no Segundo Seminário das Mulheres Negras de Cornélio Procópio, na sede de Convivência da Anepro, das 8h às 23h. Neste final de semana, dia 28, está prevista uma grande mobilização, das 8h às 13 horas no Coreto do Calçadão, no centro da cidade.

Conforme a enfermeira Valéria Tondinelli haverá Posto de Orientação sobre  Hepatites Virais, entrega de Folhetos com orientações e testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e Blitz com entrega de sacolas de lixo para veículos e entrega de preservativos masculino e feminino e Aferição de Pressão Arterial.

A Blitz terá participação da Secretaria de Saúde, Plano de Ação e Metas, Rotary Club de Cornélio Procópio, grupo Consciência Negra e Uniesp. O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial também está integrado ao movimento com corte de cabelo, massagem e divulgação de cursos.

Para o prefeito Amin Hannouche, esta campanha é muito importante para a prevenção de enfermidades. “A conscientização evita muitas doenças e esta campanha de testes rápidos de Hepatites Virais é oportuna e todos devem participar”, alertou o prefeito. (Rádio Web CP com informações da Comunicação/Prefeitura).

 

Deixe uma resposta