Prefeitura de Cornélio promove ações de combate às hepatites virais

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando durante o mês de Julho, a Campanha de Prevenção e Rastreamento de Hepatites Virais, com programação especial de testes rápidos em todos os Postos de Saúde do município.

Segundo a enfermeira Valéria Tondinelli, o número de novos casos é um alerta para toda população.

“As hepatites virais compõem o grupo de doenças infecciosas e transmissíveis com uma importante relevância epidemiológica no munícipio e região”, alerta.

A enfermeira ainda destacou que os sintomas aparecem em longo prazo, por isso, a importância de fazer o teste rápido.

“Hepatite é uma doença silenciosa. Os sintomas como náusea, vômito e olhos amarelados costumam aparecer após 15 ou 20 anos.

Precisamos reforçar para que as pessoas façam o teste que está disponível de forma gratuita nas unidades de saúde para toda a população”, reforça.

De acordo com o médico infectologista, Claudio Hirai, a transmissão do vírus da hepatite B ocorre por via parental (compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercing, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos) e, via sexual, sendo considerada uma doença sexualmente transmissível.

Os tratamentos para hepatites virais B e C são oferecidos pelo Ministério da Saúde a todos os pacientes que se enquadrem nos critérios dos mesmos, sem custos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Rádio Web CP com informações da Comunicação/Prefeitura).

Deixe uma resposta