Amunop sedia reunião técnica da SEDU em Cornélio

O presidente da Amunop, Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amin Hannouche, prefeito licenciado de Cornélio Procópio confirmou esta semana, a realização de uma reunião técnica com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros.

O encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 13 nas dependências do anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná a partir das 14 horas. De acordo com Amin Hannouche, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano promove os encontros para avaliação, acompanhamento e definições estratégicas para o planejamento urbano.

A ação, que teve início na segunda quinzena de agosto, já contou com a participação de gestores representantes de cidades de todas as regiões do Estado. Segundo o presidente da Amunop, as reuniões técnicas da SEDU estão previstas até 21 de setembro e os próximos encontros serão no dia 13, em Jacarezinho e Cornélio Procópio.

O Secretário Silvio Barros avaliou de forma positiva os resultados das atividades, promovidas dentro dos preceitos de governo municipalista. “Acreditamos ter atingido os objetivos, com a validação das ideias apresentas aos prefeitos, o que é muito importante para a continuidade do trabalho entre Governo e municípios”, disse ele. “A ação leva conhecimento técnico, informação e orientações para todos que participam dos eventos”, acrescentou.

Barros afirmou que a proposta apresentada nas reuniões busca melhorar a governabilidade nos municípios e, com isso, garantir mais agilidade ao processo de liberação de recursos do programa Paraná Urbano III. “Apresentamos diversas possibilidades para tornar o planejamento mais eficiente, permitindo cálculos mais precisos e levantamentos das prioridades, dos custos sobre obras, conforme as necessidades apresentadas em cada município”, explicou.

FERRAMENTA
Para isso, explica o secretário, gestores e técnicos contam, por exemplo, com o Paraná-interativo, uma ferramenta gratuita e disponível para todos on-line. Entre os recursos, estão os mapas georreferenciados dos municípios de todo o Estado, com uma base de dados que permite aos gestores avaliar e levantar informações úteis para o planejamento urbano e instalação de equipamentos públicos.

“O acesso ao sistema, ainda pouco conhecido, é livre. Por isso, queremos divulgar os benefícios deste e de outros serviços oferecidos pelo Governo, para auxiliar gestores nos 399 municípios do Paraná”, afirmou Barros.

O secretário afirmou aos gestores que o governo está agora na fase final de aprovação de um novo empréstimo, solicitado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que isso dará continuidade ao programa Paraná Urbano, com condições para financiar novos projetos. (Rádio Web CP com informações da Comunicação/Prefeitura).

Deixe uma resposta